CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

A Vaca e o Pássaro

Skip era uma vaca-maravilha que voava pelos céus com a sua capa cor-de-rosa.

Gostava muito de voar, viajar, conhecer outros animais e lugares, maravilhar-se com as pequenas coisas da Vida, como o aroma perfumado das rosas e a frescura do orvalho matinal.

Nas suas longas viagens, conhecera já muitos pastos verdejantes e saborosos, dormira sob a sombra de árvores majestosas, correra desvairada por planaltos sem fim.

Enquanto estava em movimento, a Vida era uma euforia, uma louca volta na montanha-russa. E depois de cada alucinante vôo, de língua de fora e a recuperar energia, a vaca perguntava: "O que vem a seguir?".

Até que um dia encontrou um ovo. Olhou-o, lambeu-o, empurrou-o com o nariz. E do interior ouviu um espicaçar. Esperou uns minutos. De novo, um espicaçar.

Os minutos tornaram-se horas, as horas tornaram-se dias e noites, até que a casca começou a estalar. E a partir da casca dura nasceu um pássaro ternurento.

Passaram-se semanas e meses, o pássaro cresceu e tornou-se a companhia perfeita para as suas aventuras. Skip quis ensiná-lo a voar e a perder o medo de não ter as patas assentes na terra. Pipo gostava de lhe mostrar como a água bebida em pequenos goles se tornava ainda mais saborosa. Que parceria invulgar...

Um dia, Skip deu por si a pensar em como a sua Vida se havia transformado por ter decidido parar e esperar aquelas semanas e meses.

E voltando-se para Pipo, só lhe ocorreu dizer: "Obrigado."

Amor é...

... uma luz que não deixa escurecer a Vida - Camilo Castelo Branco

... o querer estar perto, se longe, e mais perto, se perto - Vinicius de Moraes

... um pouco de loucura e muita curiosidade - George Bernard Shaw

... a verdadeira vida do Espírito - Voltaire

... chamar o outro para fora da sua solidão - André Ligneu

... algo que nunca se desgasta e que quanto mais se dá, mais se tem - Exupèry

... admirar com o coração - Theopile Gautier

... a origem, a causa e o fim de tudo quanto existe de grande, belo e nobre - Alphonse Karr

... a asa veloz que Deus deu à Alma para que ela voe até ao Céu - Michelangelo

Muda em Ti (o que gostarias de Mudar nos Outros)

Percebo que as pequenas (in)significâncias dos outros que me incomodam são o reflexo de aspectos meus que tenho a modificar.

Uma pessoa que se veja como inconstante, sentir-se-á irritada com o facto de os outros o serem consigo.

Alguém que critique com frequência, estará também mais sensível à crítica dos outros.

Por isso eu concluo que se há algo de que não gostamos em determinada pessoa, o melhor a fazer é um exercício de auto-análise para compreender em que medida nos tornámos naquilo que mais rejeitamos.

"Tudo aquilo a que resistes, persiste." - Carl Jung (1875-1961)

Então resistir torna-se a forma mais fácil de perpetuar uma situação. A rocha que resiste às ondas do mar é desgastada pela sua força repetitiva. À primeira vista, parecerá que a rocha é mais forte, sólida. Mas a força dos elementos a que ela resiste aceleram o seu processo de erosão, até nada mais restar.

Agora vejo que a resistência é como que um processo de erosão do próprio espírito.
Resistir a uma situação que se afigura incontornável, resistir a uma pessoa que se revela incapaz de ouvir verdadeiramente o que temos a dizer, é investir forças num processo sem qualquer retorno positivo (para nós).

A ideia da revolta e de se estar contra algo só é vista como opção por quem ainda não entende que a guerra não é a melhor forma de instituir a paz ou a justiça. E é nas "pequenas guerras" do dia-a-dia que nos é permitido optar por uma via diferente.

Acredito que só uma sociedade esclarecida compreende que a paz se cultiva nas pequenas interacções quotidianas. Acredito que há cada vez mais de nós a entender este conceito, cada vez mais indivíduos que cultivam o respeito como a via para a paz.

"E quando nos faltam ao respeito?", pode haver quem pergunte. Cada qual é capaz de encontrar a sua forma de dizer não, estabelecer limites e, ainda assim, abster-se de entrar em esquemas nefastos.

Para trilhar pela Vida de uma forma suave, posso reconhecer e modificar em mim as atitudes e comportamentos que desaprovo nos outros. Em algum nível do meu ser elas existem. E quando a vontade de estar bem comigo própria e com a Vida é maior do que o próprio orgulho, os "milagres" acontecem.

É então que...

... reconheço nos outros o que há de melhor neles
... atraio pessoas diferentes, que reflectem o meu modo de Viver

É por isto que todo o "trabalho interior" vale a pena.

"Tu crias o teu próprio Universo à medida que caminhas." - Winston Churchill (1874-1965)

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Melodias

A música é uma das formas de expressão mais fantásticas de que alguém um dia teve idéia...

Imagine-se um dia "normal". Um dia em que tudo correu "bem", em que se fez o que se auto-propôs. Um dia, só por si, satisfatório.

Ou mais do que isso, se se tratar de um dia em que se conseguiu tocar uma outra pessoa, dizer-lhe algo do coração.

Um dia em que se conseguiu brilhar, em que se viu a outra pessoa brilhar por lhe termos dito duas ou três palavras que, por pequeninas que pareçam, fizeram a diferença. Este é um dia validado, a meu ver. Um dia em que se pensa: "Uau, valeu a pena ter arriscado parecer um idiota ao dizer qualquer coisa que a maioria das pessoas classificaria como sem sentido, mas que esta pessoa em particular compreendeu e reflectiu como verdadeira".

As palavras possuem um poder fantástico. O poder de deslumbrar, o poder de tocar onde nem os olhos conseguem ver, o poder de ferir... e ainda o poder de validar o que de melhor há em nós e nos outros, o que de melhor há no que temos, o que de melhor há no que sonhamos. Bastam uma ou duas, e todo um dia pode adquirir um colorido inesquecível, como que uma memória fotográfica de um sentimento, de um único momento em que nos sentimos simplesmente FELIZES.

Então agora... imagine-se este dia, já marcado na memória por esta troca de palavras, de ideias, de sentimentos. Este dia que já se tornou "especial".

Adicionemos-lhe uma "banda sonora". Uma música, perfeita e única que, por acaso (para quem neles acredita) tocava na rádio naquele momento, ou no nosso leitor de CDs/mp3. Uma música que alguém nos enviou pela internet, pelo MSN, por uma qualquer via de comunicação online e em tempo real. Esta música particular que surge como que uma surpresa e que vem trazer algo de novo ao nosso dia. Esta melodia que nunca ouvimos e que, neste preciso momento, nos arrepia a pele e enche o peito e faz sentir VIVOS.

O momento ganha outra dimensão. De repente, os sentimentos e emoções fundem-se, envolvem o corpo, os olhos. Há um silêncio deslumbrado na forma com que observamos todo o instantâneo. As pessoas ganham outra cor. É como se se tornassem mais frágeis, humanas.

Como se tudo no universo quisesse dizer: "É perfeito este momento."