CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Muda em Ti (o que gostarias de Mudar nos Outros)

Percebo que as pequenas (in)significâncias dos outros que me incomodam são o reflexo de aspectos meus que tenho a modificar.

Uma pessoa que se veja como inconstante, sentir-se-á irritada com o facto de os outros o serem consigo.

Alguém que critique com frequência, estará também mais sensível à crítica dos outros.

Por isso eu concluo que se há algo de que não gostamos em determinada pessoa, o melhor a fazer é um exercício de auto-análise para compreender em que medida nos tornámos naquilo que mais rejeitamos.

"Tudo aquilo a que resistes, persiste." - Carl Jung (1875-1961)

Então resistir torna-se a forma mais fácil de perpetuar uma situação. A rocha que resiste às ondas do mar é desgastada pela sua força repetitiva. À primeira vista, parecerá que a rocha é mais forte, sólida. Mas a força dos elementos a que ela resiste aceleram o seu processo de erosão, até nada mais restar.

Agora vejo que a resistência é como que um processo de erosão do próprio espírito.
Resistir a uma situação que se afigura incontornável, resistir a uma pessoa que se revela incapaz de ouvir verdadeiramente o que temos a dizer, é investir forças num processo sem qualquer retorno positivo (para nós).

A ideia da revolta e de se estar contra algo só é vista como opção por quem ainda não entende que a guerra não é a melhor forma de instituir a paz ou a justiça. E é nas "pequenas guerras" do dia-a-dia que nos é permitido optar por uma via diferente.

Acredito que só uma sociedade esclarecida compreende que a paz se cultiva nas pequenas interacções quotidianas. Acredito que há cada vez mais de nós a entender este conceito, cada vez mais indivíduos que cultivam o respeito como a via para a paz.

"E quando nos faltam ao respeito?", pode haver quem pergunte. Cada qual é capaz de encontrar a sua forma de dizer não, estabelecer limites e, ainda assim, abster-se de entrar em esquemas nefastos.

Para trilhar pela Vida de uma forma suave, posso reconhecer e modificar em mim as atitudes e comportamentos que desaprovo nos outros. Em algum nível do meu ser elas existem. E quando a vontade de estar bem comigo própria e com a Vida é maior do que o próprio orgulho, os "milagres" acontecem.

É então que...

... reconheço nos outros o que há de melhor neles
... atraio pessoas diferentes, que reflectem o meu modo de Viver

É por isto que todo o "trabalho interior" vale a pena.

"Tu crias o teu próprio Universo à medida que caminhas." - Winston Churchill (1874-1965)

0 comentários: