CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS

sábado, agosto 05, 2006

Parábola da Lâmpada

Eu cá suspeito de que quem teve a ideia de formar o Clube da Crítica, Culpa e Castigo devia estar de mau humor nesse dia. É que estes 3 são piores do que a PIDE e quando trabalham em conjunto, o Hitler parece um anjinho ao seu lado.

Correndo o risco de plagiar um tal de Cristo, vou usar aqui a técnica da parábola:

Imaginem um tipo porreiro que tem uma lâmpada teimosa no WC, que pisca e estremelica quando se acende. Isto passa-se numa daquelas noites em que parece que há pulgas na cama e o tipo levanta-se desgrenhado e com olheiras para responder ao apelo da Natureza, às 4h da madrugada.

Carrega no interruptor, ouve-se um "zzz" no tecto e fica tudo às escuras. Ele grunhe qualquer coisa entredentes, choca com a sanita 3 vezes e diz um palavrão. O trio ataca:
1 - Crítica: "Idiota... Já devias ter comprado uma lâmpada nova!"
2 - Culpa: "Agora vais sujar tudo porque não vês nada. Bem feito!"
3 - Castigo (de manhã): Nódoas negras nas pernas.

Segue-se a Escolha: comprar uma lâmpada na loja dos 300 ou fazer 300 kms até uma terra que não lembra ao menino Jesus, num carro que sacode por todos os lados, com geada no pára-brisas, no volante e no próprio assento, em busca do último modelo lâmpada 2010?
Pensando na fortuna já gasta em lâmpadas de baixa qualidade, o tipo enche-se de coragem e lá vai rumo à terra maravilha das lamparinas e candelabros de ouro.

Viver tem destas coisas...
Desconfio que assinei um atestado de loucura quando aceitei acreditar que nasci longe da "cidade das luzes" e que tinha apenas um caminho de cabras esburacado como ponto de partida.

A verdade é que a bendita cidade está debaixo do meu nariz e quando, depois de muitos kms percorrer, pergunto indicações a alguém de barbas brancas sentado no seu banco de madeira e ele responde:
"Oh menina, é já ali à direita e depois 50 metros sempre em frente!"
Abano a cabeça e em tom condescendente digo:
"Coitado, está senil."

0 comentários: